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Transferência de Domínio Útil – TDU

Descrição do serviço

Emissão de DAM para pagamento de laudêmio quando não emitido automaticamente junto com o ITIV. Ocorre quando o requerente está comprando ou vendendo um imóvel que é foreiro ao Município de Salvador. O aforamento consta na Certidão de Ônus Cartorial do imóvel.

Documentos / Informações necessárias

Caso o imóvel já esteja cadastrado na base de dados da SEFAZ, deverá utilizar o link do serviço no portal: https://dti.sefaz.salvador.ba.gov.br/


Caso contrário, será necessário abrir processo com os documentos a seguir, para inclusão na base de dados da SEFAZ:


Petição Inicial - CAP
Cópia do Contrato de Compra e Venda ou Escritura
Cópia do RG e CPF do Comprador e do Vendedor
Contrato Social quando o adquirente ou vendedor for Pessoa Jurídica
Planta de Localização (pode ser do Google)
Certidão de ônus do imóvel atualizada
Planta planimétrica, com coordenadas em SIRGAS 2000, para imóvel com área de terreno igual ou superior a 1.000m²
O procurador ou representante deverá apresentar o documento de outorga de poderes.

Público alvo do serviço

Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.

Quem pode solicitar esse serviço?

Proprietário do Imóvel ou seu representante legal.

Como solicito esse serviço?

1. O serviço está disponível on-line pelo FAS;


2. Esse serviço está disponível no Posto Central de Atendimento da SEFAZ Salvador.

Canal de prestação do serviço
Posto Central.
Documentação de Identificação para Solicitação do Serviço

1. Documentação de Identificação do Requerente:
     1.1 Se pessoa física, RG e CPF;
     1.2 Se pessoa jurídica, CNPJ, Última alteração contratual e RG, CPF do Sócio ou Administrador;


2. Quando solicitado por procuração:
     2.1. RG e CPF do procurador;
     2.2. Procuração assinada pelo requerente (no caso de pessoa jurídica, assinada pelo sócio ou administrador).


Consulte a lista completa de documentos de identificação aceitos pela SEFAZ Salvador.

Documentação Específica para Solicitação do Serviço

1. Petição CAP (disponível em https://www2.sefaz.salvador.ba.gov.br/servico/peticao-inicial-cap);
2. Cópia do Contrato de Compra e Venda ou Escritura;
3. Planta de Localização (pode ser do Google);
4. Certidão de ônus do imóvel atualizada;
5. Planta planimétrica, com coordenadas em SIRGAS 2000, para imóvel com área de terreno igual ou superior a 1.000m² (solicita-se anexar também o respectivo arquivo DWG).

Etapas do serviço

Verificação da cadeia sucessória;
Levantamento na base georreferenciada;
Emissão de ficha cadastral;
Geração de DAM;
Certificação do pagamento do DAM;
Atualização Cadastral.

Quais os principais erros que o contribuinte comete ao dar entrada no pedido?

Ausência da certidão de ônus do imóvel;
Procurador ou Representante sem documento de outorga.

Prazo de Encerramento (em dias)

15 dias (não havendo pendências de documentação)

Legislação pertinente

Municipal
Lei Municipal nº 3.293/83, Artigos 45 a 49.

Custo
Não há.
Existem critérios para a priorização do atendimento a esse serviço?
Não há.
Tenho dúvidas sobre qual serviço preciso. Como fazer?

Consulte a central de atendimento: Fala Salvador (156)


FAS (Formulário de Atendimento SEFAZ): https://fas.sefaz.salvador.ba.gov.br


Postos de atendimento: Postos SEFAZ Salvador


Posto Central - Rua das Vassouras, n° 01 - Centro Histórico
phone
Central de Atendimento
(71) 3202-8200
horário
Horário
Segunda a Sexta, das 09h às 16h
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