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Resgate de Enfiteuse

Descrição do serviço

Permite que o imóvel do requerente deixe de ser foreiro através da compra do domínio direto do Município de Salvador e, assim, não pague mais foro nem laudêmio.

Público alvo do serviço

Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.

Quem pode solicitar esse serviço?

Proprietário do Imóvel ou seu representante legal.

Como solicito esse serviço?

1. O serviço está disponível on-line pelo FAS;


2. Esse serviço está disponível no Posto Central de Atendimento da SEFAZ Salvador.

Documentação de Identificação para Solicitação do Serviço

1. Documentação de Identificação do Requerente:
     1.1 Se pessoa física, RG e CPF;
     1.2 Se pessoa jurídica, CNPJ, Última alteração contratual e RG, CPF do Sócio ou Administrador;


2. Quando solicitado por procuração:
     2.1. RG e CPF do procurador;
     2.2. Procuração assinada pelo requerente (no caso de pessoa jurídica, assinada pelo sócio ou administrador).


Consulte a lista completa de documentos de identificação aceitos pela SEFAZ Salvador.

Documentação Específica para Solicitação do Serviço

1. Petição CAP (disponível em https://www2.sefaz.salvador.ba.gov.br/servico/peticao-inicial-cap);
2. Certidão de ônus do imóvel atualizada;
3. Planta de Localização (pode ser do Google);
4. Planta planimétrica, com coordenadas em SIRGAS 2000, para imóvel com área de terreno igual ou superior a 1.000m² (solicita-se anexar também o respectivo arquivo DWG).

Etapas do serviço

Verificação de Dominialidade;
Análise pela PGMS;
Avaliação Administrativa;
Pagamento do DAM de Resgate de Enfiteuse;
Pagamento do DAM de ITIV de Resgate de Enfiteuse;
Elaboração da Minuta da Escritura de Resgate de Enfiteuse;
Aprovação da Minuta pela PGMS;
Lavratura da Escritura pelo Requerente;
Assinatura da Escritura pelo Prefeito;
Registro da Escritura pelo Requerente;
Apresentação da Certidão de Ônus do Imóvel Resgatado para Averbação na CAP.

Quais os principais erros que o contribuinte comete ao dar entrada no pedido?
Ausência da Certidão de Ônus do Imóvel.
Prazo de Encerramento (em dias)

60 dias para a fase administrativa (não havendo pendências de documentação)

Legislação pertinente

Municipal
Lei Municipal nº 3.293/83, Art. 37, c/c Lei 3.071/1916 (CC 1916), Art. 693.

Custo
Não há.
Existem critérios para a priorização do atendimento a esse serviço?
Não há.
Tenho dúvidas sobre qual serviço preciso. Como fazer?

Consulte a central de atendimento: Fala Salvador (156)


FAS (Formulário de Atendimento SEFAZ): https://fas.sefaz.salvador.ba.gov.br


Postos de atendimento: Postos SEFAZ Salvador

Mais acessados
Posto Central - Rua das Vassouras, n° 01 - Centro Histórico
phone
Central de Atendimento
(71) 3202-8200
horário
Horário
Segunda a Sexta, das 09h às 16h
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