Venda de áreas antropizadas geram recursos para construção do Parque dos Ventos
schedules 12/02/2019 00:00

Um espaço destinado para a prática de esportes radicais, que também será uma grande área de lazer para as famílias, à beira-mar e ao lado de três importantes ações da Prefeitura: a Arena Daniela Mercury, o Centro de Convenções e o trecho requalificado de orla da Boca do Rio. Assim é o Parque dos Ventos, novo centro de esportes radicais de Salvador, que será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, antigo Aeroclube, área até então, sem aproveitamento na cidade.

A ordem de serviço para a construção do Parque dos Ventos já foi assinada pelo prefeito ACM Neto, que garante entregar o espaço em seis meses, ou seja, ainda em 2019. Os recursos para as obras foram adquiridos com a venda de áreas verdes antropizadas, descaracterizadas por estarem degradadas, cumprindo ; cláusula prevista no TAC - Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual-MPE, no qual o município se comprometeu a investir 25% dos recursos auferidos com as vendas de terrenos especificamente na área ambiental.

De acordo com o Secretário Municipal da Fazenda, Paulo Souto “os recursos obtidos com a venda dessas áreas, que não tinham utilidade pública alguma, são depositados em conta específica aberta, já informada ao Ministério Público Estadual e são aplicados pelo município em investimentos que trazem efetivos benefícios sociais à população soteropolitana. O investimento na estrutura, que envolve intervenção em quase 80 mil metros quadrados de área é de R$7.976.182,05. A obra será totalmente executada com recursos próprios do município, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

O Parque vai servir de lazer para as famílias e para práticas de esportes para atletas e amadores, sendo composto por ciclovia de 3km, estrutura de 10 metros de altura para atividades de rapel e escalada, além de uma pista de skate street, cuja composição simula obstáculos de rua como escadarias, rampas e corrimões.

“Será uma mudança completa nesse trecho de orla, beneficiando diretamente tanto os moradores na Boca do Rio, este que é um dos dez bairros mais populosos da cidade, como também toda a Salvador”, resumiu o prefeito.

O Parque dos Ventos vai contribuir bastante para a geração de emprego e renda, para a melhoria da qualidade de vida da população e para tornar a cidade ainda mais bonita”, ressaltou o vice-prefeito e secretário Bruno Reis.