logo
Sefaz conclui 90% dos atendimentos realizados pela plataforma virtual em até 48 horas
schedules 04/09/2023 00:00
notícia

Texto: Mattheus Miranda/Sefaz
Foto: Jefferson Peixoto/Secom


O atendimento virtual ao contribuinte soteropolitano está cada vez mais célere. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), 90% dos serviços realizados pelo Formulário de Atendimento Virtual (FAS) foram concluídos em até 48 horas. Lançada em maio de 2022, a plataforma recebeu 96 mil solicitações até o momento.


Dentre os principais serviços oferecidos pelo FAS estão a emissão da segunda via de tributos, parcelamento e certidões, consulta e esclarecimento de dúvidas, cancelamento de notas e liberação da senha web. Por meio do portal, ainda é possível que o contribuinte acompanhe o status da solicitação pelo número de protocolo, insira documentos e receba atualizações dos procedimentos no e-mail cadastrado.

Atualmente, 152 dos 174 serviços oferecidos pela Fazenda municipal podem ser realizados através dos portais www.fas.sefaz.salvador.ba.gov.br, www.sefaz.salvador.ba.gov.br e https://www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br. Esse número representa 87% dos tipos de atendimento oferecidos ao cidadão.

A secretária da Fazenda, Giovanna Victer, exaltou o desempenho da ferramenta. Para a gestora, a digitalização de serviços mostra que a Sefaz segue empenhada na entrega de um atendimento eficiente ao cidadão. “Expandir a digitalização da pasta é um desafio diário para nós, e é com muito orgulho que vemos a modernização se mostrando eficaz. O resultado positivo traz mais facilidade ao contribuinte e incrementa a arrecadação tributária”, disse.

Mais segurança – Recentemente, a Sefaz avançou mais uma etapa no processo de simplificação e ampliação da confiabilidade do atendimento por meio do FAS. No último dia 7 de agosto, o acesso à ferramenta passou a ser realizado através do Gov.Br, trazendo mais segurança à plataforma com a migração da assinatura eletrônica dos contribuintes de simples para a avançada.

A expectativa da pasta é que a medida, implementada nos moldes da Lei 14.063/2020, chamada de Lei da Assinatura Eletrônica, abrirá novas possibilidades. Com a autenticação mais segura, novos serviços poderão ser ofertados ao cidadão de maneira virtual.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais!
Posto Central - Rua das Vassouras, n° 01 - Centro Histórico
phone
Central de Atendimento
(71) 3202-8200
horário
Horário
Segunda a Sexta, das 09h às 16h
A SEFAZ quer ouvir você
AVALIE A SEFAZ

SEFAZ - Secretaria da Fazenda

Responde em alguns minutos

SEFAZ - Secretaria da Fazenda
Olá! 👋
Tem dúvidas? Fale conosco no WhatsApp.
agora
Pular para o conteúdo