Tem dúvidas? Fale conosco no WhatsApp. agora
A Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz) apresentou o balanço anual de atividades desenvolvidas pela pasta na quarta-feira (29). O evento contou com presença de coordenadores, assessores e diretores, celebrou e analisou a situação de 30 projetos que integram o Planejamento Estratégico Sefaz + por Salvador, e definiu novas metas para o primeiro semestre de 2022.
Construído de forma colaborativa, o planejamento é composto por cinco objetivos estratégicos para os próximos anos. Os objetivos são sustentados por 16 metas e resultados chave para a administração, com o intuito de garantir o crescimento real da receita, promover uma relação de transparência e cooperação com os contribuintes e a modernização da legislação tributária, implantar um controle de caixa efetivo com foco na responsabilidade fiscal, criar oportunidade para o desenvolvimento econômico e social e tornar a Sefaz um órgão ágil e inovador.
Até o momento, mais de 45% da carteira de projetos foi concluída. Entre as principais entregas realizadas em 2021 é válido ressaltar a divulgação do sistema de Declaração de Lançamento da Unidade Imobiliária (DLUI-WEB), novo portal novo portal de fiscalização da arrecadação de instituições financeiras, além da implantação da Nota Fiscal Avulsa, do novo sistema de Gestão do Simples Nacional, pesquisa de satisfação com o contribuinte, integração com a Redesim para agilizar a abertura de empresas e a divulgação da carta de todos os serviços da Sefaz.
“Nosso cuidado tem que ser o de manter esse grande patrimônio de confiança na Sefaz e ao mesmo tempo buscar um olhar de transformação para melhorar a satisfação do contribuinte, da sociedade e, sobretudo, garantir as condições financeiras de receita para que a cidade possa se desenvolver e prestar todos aqueles serviços que ela precisa para tantas pessoas”, afirmou a secretária da Fazenda, Giovanna Victer.
Em fevereiro deste ano foi criado o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), focado no estabelecimento da governança e das rotinas de acompanhamento da carteira. O EGP é uma estrutura organizacional interna responsável por acelerar os projetos estratégicos com apoio metodológico de gestão, mitigação de riscos e articulação interna. A intenção é facilitar o alcance do sucesso dos projetos prioritários da administração fazendária. O planejamento estratégico e o EGP serão encerrados em dezembro de 2022.