Salvador é a 1ª capital do Norte-Nordeste e a 3ª do país na geração de empregos no mês de janeiro
schedules 15/03/2023 00:00

Salvador inicia 2023 com mais um resultado positivo. Conforme levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, publicado no último dia 9 de março, a cidade baiana lidera a geração de empregos na região Norte-Nordeste e ocupa o terceiro lugar entre as capitais do Brasil com saldo positivo de 788 vagas formais registradas no mês de janeiro.

Foram criados 2.175 postos de trabalho, sendo 1.528 gerados no setor de serviços, 626 na construção civil e 21 na agropecuária, enquanto a maior quantidade de perdas foi observada nos setores de indústria (966) e comércio (421). O resultado fez a cidade subir três posições no ranking geral das capitais, superada apenas por São Paulo (SP) e Goiânia (GO).

Giovanna Victer, secretária municipal da Fazenda, destacou que o enfrentamento ao desemprego gerado, sobretudo, pela pandemia da Covid-19 não é apenas um desafio da União, mas também de estados e municípios. "Diversas medidas capazes de desburocratizar a máquina pública têm sido implementadas em Salvador com significativo sucesso. A maior geração de empregos no setor de serviços, por exemplo, pode ser vista como resultado de uma modernização de processos, transparência e gestão responsável para a geração de empregos e fomento do mercado", afirmou a gestora.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Mila Paes, os dados mostram que a capital baiana vem alcançado gradativamente a estabilidade econômica. "No ranking nacional, Salvador está ao lado das três cidades que mais geraram emprego - São Paulo e Goiania, em janeiro de 2023. Isso mostra que estamos no caminho certo, implementando ações incisivas; para a recuperação econômica da cidade, que incluem programas de qualificação dos trabalhadores formais, parcerias com a iniciativa privada para fortalecimento do mercado de trabalho e geração de oportunidades de empregos, além do trabalho de melhoria do ambiente de negócios da cidade", pontuou a titular da pasta, acrescentando que neste ano a administração municipal vai continuar implantando iniciativas para fomentar o desenvolvimento do setor econômico.

Números de 2022 – A capital baiana terminou o ano de 2022 como a 2ª capital do Nordeste que mais gerou empregos formais, atrás apenas de Fortaleza, e a 6ª entre as capitais do país, com saldo positivo de 33.343 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Os setores de serviços (58,6%), construção civil (26,8%), indústria (7,4%) e comércio (7,2%).