logo
Formulário de Atendimento Virtual passa a ser acessado pelo Gov.Br
schedules 14/08/2023 00:00
notícia

Texto e foto: Mattheus Miranda/Sefaz

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) de Salvador avançou mais uma etapa no processo de simplificação e ampliação da confiabilidade do atendimento em seus serviços digitais. Desde a última quarta-feira (9), o acesso ao Formulário de Atendimento Virtual (FAS) passou a ser realizado através do Gov.Br, trazendo mais segurança ao contribuinte a partir da migração da assinatura eletrônica simples para a avançada, nos moldes da Lei 14.063/2020, chamada de Lei da Assinatura Eletrônica.


A medida tem o intuito de tornar mais seguro o processo de autenticação da assinatura eletrônica, permitindo identificar o contribuinte, garantir a autenticidade nas etapas dos serviços e possibilitar a eliminação das fases de comparecimento presencial. Além disso, vale destacar que a ferramenta se adequa a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018, promulgada para proteger os dados pessoais, dispostos em meio físico e digital.

A secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, destacou que a medida abrirá novas possibilidades. “A migração para a assinatura avançada, adotando o Gov.Br, impulsionará a digitalização de todas as etapas e ampliará o número de serviços ofertados ao cidadão no ambiente virtual”, disse.

A ampliação dos serviços digitais faz parte do planejamento estratégico Sefaz + por Salvador, que tem como principais objetivos promover a transformação digital, tornar o órgão ainda mais eficiente e melhorar a relação entre o fisco e a população, construindo alicerces para o desenvolvimento do município.

Digitalização – A Sefaz investindo na digitalização de serviços para simplificar a vida do contribuinte e tornar o atendimento cada vez mais eficaz, prático e célere. Agora, 152 dos 174 serviços estão disponíveis através dos portais www.sefaz.salvador.ba.gov.br e www.fas.sefaz.salvador.ba.gov.br.

Entre os principais serviços estão as emissões de nota avulsa, 2ª via de IPTU, TFF e ISS, desbloqueio de senha web, baixa de autônomo, consulta tributária, validação de alvará, entre outros.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais!
Posto Central - Rua das Vassouras, n° 01 - Centro Histórico
phone
Central de Atendimento
(71) 3202-8200
horário
Horário
Segunda a Sexta, das 09h às 16h
A SEFAZ quer ouvir você
AVALIE A SEFAZ

SEFAZ - Secretaria da Fazenda

Responde em alguns minutos

SEFAZ - Secretaria da Fazenda
Olá! 👋
Tem dúvidas? Fale conosco no WhatsApp.
agora
Pular para o conteúdo