86% dos serviços oferecidos pela Sefaz Salvador podem ser realizados on-line
schedules 24/05/2023 00:00

Foto: Secom

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria da Fazenda, segue investindo na digitalização de serviços para simplificar a vida do contribuinte e tornar o atendimento cada vez mais eficaz, prático e célere. Nesta semana, a pasta incluiu mais 18 serviços no Formulário de Atendimento Virtual (FAS) e atingiu a marca de 151 tipos de atendimentos digitais.

Com a ampliação, a Sefaz passou a disponibilizar 86% dos 175 tipos de atendimentos através dos portais sefaz.salvador.ba.gov.br e fas.sefaz.salvador.ba.gov.br. Entre os novos serviços estão as emissões da nota fiscal de regime especial, certidão do saldo de crédito, declarações de existência de decreto expropriatório e de imóvel não-foreiro, além da dação em pagamento e revisões do logradouro/endereço do imóvel e da natureza de uso do imóvel (residencial/não residencial), entre outros.

A secretária da Fazenda, Giovanna Victer, reforçou o empenho diário da Sefaz em facilitar a vida do contribuinte. “O grande desafio do poder público é aproveitar as oportunidades que as ferramentas de tecnologia da informação têm disponibilizado para simplificar e redesenhar práticas, processos e serviços. Entendemos que o uso de tecnologias permite monitorar a experiência de cada usuário e, consequentemente, oferecer mais comodidade e qualidade no atendimento, melhorando a experiência do cidadão”, afirmou.

A ampliação dos serviços digitais faz parte do programa Sefaz por + Salvador. Com 16 metas e 30 projetos, o planejamento estratégico tem como principais objetivos promover a transformação digital, tornar o órgão ainda mais eficiente e melhorar a relação entre o fisco e a população, construindo alicerces para o desenvolvimento do município.

Atendimento presencial – O contribuinte também pode realizar todos os serviços presencialmente nos 17 postos espalhados pela cidade. Além da Central de Atendimento, localizada na rua das Vassouras, n°1, Centro Histórico, a secretaria disponibiliza guichês nas Prefeituras-Bairro da Barra/Pituba, Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio e Valéria e no SAC do Empreendedor, instalado na Baixa dos Sapateiros, que funciona exclusivamente através de agendamento, na terça-feira, de 8h às 17h.

A Secretaria Municipal da Fazenda também conta com postos na rede SAC. As unidades dos shoppings Barra e Bela Vista funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, enquanto os postos Comércio, Cajazeiras e Pituaçu atendem de segunda a sexta, das 7h às 16h. No SAC Periperi, os serviços são oferecidos das 8h às 17h, também de segunda a sexta.